quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vai uma xícara de chá?




Bom, lindas do meu coração, uma xícara de chá bem quentinho nesse friozinho que anda fazendo é tudooo de bom (tomaria uma xicara de cha de canela agora se tivesse, adoroooo), mas o chá não é bom só pra espantar o frio, tem muitos benefícios para saúde, para pele e muitos outros.
Existem milhares de tipos de chás e que são deliciosos, além de fazerem um bem incrível.

Vou falar um pouco de alguns que eu conheço.

O chá verde, um grande aliado feminino, ajuda no emagrecimento




Algumas pesquisas indicam que os benefícios do chá verde podem levar ao aumento da longevidade e que ele pode ser usado para beneficiar a flora intestinal, para reduzir o estresse oxidativo, também apresentando características anti-inflamatórias. Estudos mostram também que o consumo do chá verde tem sido reconhecido como uma forma de proteger a pele da radiação da luz ultravioleta e também como auxiliar na proteção contra outros males.
O chá verde é conciderado um grande prolongador da sáude física e mental, segundo os povos antigos da europa. O chá verde também tem sido usado como agente para perda de peso, devido a sua habilidade de causar um efeito termogênico. Essa propriedade faz com que o chá verde venha sendo adicionado a fórmulas para perder peso há anos. Seu conteúdo rico em cafeína ajuda a aumentar a temperatura do corpo, assim aumentando a ação termogênica e a liberação de ácidos graxos das gorduras.


Chá Branco



Estudos mostram que o chá branco pode dar uma mãozinha para quem quer perder peso. "A cafeína e outras substâncias presentes na infusão alteram o funcionamento do metabolismo, aumentando a queima de calorias em cerca de 7%", explica a reumatologista Sylvana Braga, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Vitaminas e minerais
A versão em pó da bebida contém boas doses de nutrientes fundamentais para o organismo, como o ácido fólico, o potássio, o manganês e as vitaminas K,C, B1 e B2. Já na infusão, a quantidade dessas substâncias do bem cai bastante.

Contra as bactérias
O chá branco ajuda a dar cabo em organismo oportunistas, como os causadores da pneumonia e da cárie. Uma pesquisa americana feita na Universidade Pace mostrou que os responsáveis por essa ação são os polifenóis presentes na bebida.

Coração blindado
O tanino, uma das moléculas mais abundantes na infusão, diminui as taxas de LDL, o colesterol ruim, um dos culpados por problemas cardíacos como a aterosclerose e o enfarto.

Como preparar
Assim que a água começar a borbulhar desligue o fogo. Espere três minutos e coloque as folhas. Deixe tampado por mais cinco minutos e beba logo após o preparo, pois o ar destrói parte dos componentes ativos.

O jeito certo de consumi-lo
Você deve ingerir, pelo menos, três xícaras ao longo do dia. Por ser adocicado e leve não é preciso adoçar. O açúcar além de alterar o sabor da bebida, pode roubar alguns dos seus efeitos medicinais. O chá branco é rico em cafeína, então evite consumi-lo depois das 18h para que ele não atrapalhe o sono.


Chá de camomila



O chá de camomila traz inúmeros beneficios à saúde, podendo ser utilizado das mais diversas formas. Normalmente conhecemos o uso do chá de camomila como sedativo leve, também usado para as cólicas de recem nascidos; mas além disso a camomila age benéficamente de outras formas, como por exemplo:

Eficaz contra insonia, dores estomacais, cólicas dos bebês, combate vermes, tem ação anti-inflamatória, excelente para cuidados com útero e ovários (usada em forma de banhos de assento), ótima para limpar a pele do rosto, excelente para clarear naturamente cabelos castanhos quando expostos ao sol, excelente para bochechos para curar aftas ou infecções da boca, ótima para fazer compressas em olheiras e olhos irritados, etc. Preferencialmente quando for aplica-la nas olheiras ou nos olhos, fazer o chá com água mineral ou filtrada.


Chá de Canela




A canela tem sido personagem de boa parte da história mundial e com muita importância; não é preciso ir muito longe pensando nisso, não só na Índia ela foi fortemente cultivada, aqui mesmo em nosso país ela já foi uma das “Drogas do Sertão” e hoje em dia da o seu toque na culinária. Para não só usá-la em suas sobremesas, saiba quis são as propriedades da canela que você poderá estar aproveitando pois, a medicina, já faz uso delas a muito tempo.

A árvore da canela é a que oferece este maravilhoso condimento, que é usado em sobremesas, comidas e doces. É muito conhecido o chá de canela, que no México é consumido em grande quantidade. Além disso, também serve como ingrediente para molhos e seu uso é muito estendido no continente asiático. Mas falemos um pouco a respeito dos beneficios da canela na medicina.

Os benefícios da canela encontram uma área de ação perfeita na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como o acne. No referido à primeira, existe um remédio caseiro com canela: um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel. O acne pode tratar-se aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele.

Também os usos medicinais da canela são úteis para problemas digestivos; estimulando a digestão e removendo flatulências. Além disso, aplica-se para tratar o mal hálito como refrescante bucal.

As pesquisas científicas tem demostrado que a canela pode diminuir o colesterol e ajudar às pessoas que padeçam diabete Tipo 2. Prevê infecções e ajuda com a dor da artrite, a leucemia e serve como anticoagulante.

Existem três tipos de compostos que estão por trás das propriedades medicinais da canela. O primeiro é o acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde (que é o composto da canela que lhe dá o seu cheiro e o seu sabor). E finalmente, é importante destacar a composição mineral da canela, que consiste em fibra, ferro, cálcio e manganésio

Chá de Hortelã



Benefícios da hortelã
A hortelã é uma erva que é usada para uma série de finalidades. Além de calmante, ela combate cólicas e gases. E é muito boa para um chá digestivo depois da refeição.


Medicinal Hortelã

Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.

No emagrecimento,


ABACAXI COM HORTELÃ

Esse suco é ótimo para quem vive de olho na balança. A fruta possui uma enzima chamada bromelina, que facilita a digestão, principalmente das gorduras. Já a hortelã age de modo similar à pimenta — a folha altera a tempe-ratura corporal (nesse caso, esfria em vez de esquentar), o que faz o organismo queimar mais calorias para voltar aos 36 graus. Para cada copo de suco, use duas fatias de abacaxi e duas colheres de sobremesa de hortelã picada. O chá de hortelã gelado tem efeito semelhante.

Tem muito mais chá´por aí, mas se formos falar de todos vamos acabar no ano 2050, já dá pra saber alguns tipos e usá-los como nossos aliados.

Bom, espero que gostem, e se joguem nos chás meninas. bjus

3 comentários:

  1. Oi Linda! Tudo bem?!
    Obrigada por sua visita!
    Muito legal seu blog, já estou seguindo com certeza! Parabéns e muito sucesso! Estarei sempre por aqui!
    Beijos
    Amanda
    Blog Clube da Nécessaire
    http://clubedanecessaire.blogspot.com
    twitter: @clubenecessaire
    msn: clubenecessaire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ah! E eu AMOOO chá, principalmente de gengibre e chá verde!
    Excelente post!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ahhhh, tem chás que eu adoro! como esse de hortelã, só que o chá verde por exemplo mesmo eu sabendo o quanto é bom eu não consigo tomar rsrsrs
    Eu não sabia dessa ligaçao do suco de abacaxi com hortelã e a queima de calorias rsrsrs ahhh, com certeza eu vou tomar mais ;D
    beijokas linda!

    ResponderExcluir